terça-feira, 28 de junho de 2011

Sustentabilidade Ambiental - 2.4.2. Design Autoral

2.4.2  Design de Autoral


Após a década de 80, encerrou-se temporariamente o design funcionalista. Nesse período o design e arte se aproximavam e voltava a ter importância a concepção artística do design, para qual a individualidade, a subjetividade, um estilo criativo marcante identificável e nomes conhecidos era o tempero necessário.
Essa tendência de unir o design à arte proporcionou a muitos designers uma exclusividade artística, onde eles deixavam-se cultuar como artistas e celebridades nos meios de comunicação, dessa forma nasceu o design de autor.
Hoje o design de autor tanto serve para produzir sensações nos corpos a partir dos objetos como serve para distingui-los através das cargas simbólicas que lhes são agregadas, projetando-as ao plano das relações sociais.
Um exemplo de design de autor que tem como princípio a sustentabilidade são os irmãos Humberto e Fernando Campana, cujas obras remetem uma sofisticação ligada ao resgate da preservação do ambiente e da cultura.

Ilustração 20 - Cadeira Multidão



                                Fonte: luhmedeiros.solee.com.br

Ilustração 21 - Cadeira Celia



                                Fonte: luhmedeiros.solee.com.br

Ilustração 22 - Banco Vitória-Régia


                               Fonte: luhmedeiros.solee.com.br

Ilustração 23 - Cadeira Favela


                                Fonte: luhmedeiros.solee.com.br

Ilustração 24 - Série Favela



                                          Fonte: luhmedeiros.solee.com.br

Ilustração 25 - Série Favela

                                          Fonte: luhmedeiros.solee.com.br

Ilustração 26 - Série Sushi


                                Fonte: luhmedeiros.solee.com.br


Ilustração 27 - Série Sushi


                                         Fonte: luhmedeiros.solee.com.br


2.5 DESIGN DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS


Propõe contribuir para a sustentabilidade do planeta com a criação, produção e comercialização de objetos de design ecologicamente corretos, utilizando madeiras renováveis, materiais reciclados, recicláveis e resíduos reaproveitados.
É fundamental oferecer produtos sustentáveis no mercado, principalmente no momento em que a sociedade precisa repensar os atuais padrões de produção e consumo. “Há anos estamos produzindo e consumindo objetos sem nos preocuparmos com o impacto disso no meio-ambiente. Sob esta perspectiva, torna-se imperativo o exercício de empreendedorismo capaz de oferecer novas formas de nos relacionarmos com nossas necessidades básicas e também supérfluas”. (Isabela Castelo)
O design tem um papel relevante no processo de concepção, onde um produto precisa incorporar muito além do aspecto estético. Ele deve questionar os materiais utilizados assim como seu impacto ambiental ao longo de sua vida útil. O papel do eco-design é unir estética, funcionalidade e redução do impacto ambiental na criação de um produto.
Cabe ao designer a decisão consciente em todos os momentos da produção. Aspectos como matéria-prima utilizada, impacto ao longo da utilização do produto, otimização dos processos e da vida útil do produto, economia de recursos e energia, redução de desperdícios e otimização das embalagens, são, muitas vezes, responsabilidade do designer no processo de criação de um produto.
Objetos de design ecologicamente corretos:

Ilustração 28 - Produtos ecologicamente correto

                                               Fonte: (ATITUDE SUSTENTÁVEL, 2011).


O design sustentável está gerando alternativas práticas, inspirando iniciativas que podem ser adotadas pela população ao incentivar a consciência ecológica. A Ecogeraes traz o design criando soluções empregando de materiais que tradicionalmente não seriam mais reutilizados.
Para evitar o descarte irregular, o designer Thomas Ananias Gonçalves criou a Lixeira Ecológica, feita de galões de água e cabos de vassouras. O coletor cria uma utilidade para os galões vencidos e incentiva a coleta seletiva, podendo ser instalada em qualquer lugar.

Ilustração 29 - Lixeira ecológica


                              Fonte: (Ecogeraes, 2011)


Juntamente com a Lixeira Ecológica desenvolveu-se o Ecopet, um suporte para transportar garrafas retornáveis, refrigerantes ou cervejas. Feito de PET é leve, artesanal e totalmente reciclável, evitando o descarte incorreto de PETs e sacolas plásticas no meio ambiente. “Com os projetos, o meu principal objetivo é educar a população com alternativas práticas, ajudando futuras gerações a ter consciência de que o meio ambiente deve ser preservado”, diz Thomas.



Ilustração 30 - Ecopet

                          Fonte: (Ecogeraes, 2011).



Painel em formato Arabesco produzido artesanalmente utilizando-se de jornais que seriam descartados, e tingidos com tintura especial que protege o material. Estima-se que papel e papelão representem 39% do lixo produzido nas grandes cidades brasileiras e levam de 1 a 4 meses para se decompor. Dar novo destino ao papel jornal, transformando-o em objetos de decoração traz benefícios ambientais, como a preservação de recursos naturais e redução da quantidade de resíduos destinados em aterros, além de um impacto social positivo.
Ilustração 31 - : Painel Sustentável

                                          Fonte: (ECO.LÓGICA DESIGN, 2011)


Pufe feito através do reaproveitamento de pneus.


Ilustração 32 - Eco Pufe

Fonte: (ECO.LÓGICA DESIGN, 2011)

Vaso produzido artesanalmente a partir do reaproveitamento de filtros de café que seriam descartados.


Ilustração 33 - Vaso Iogo

Fonte: (ECO.LÓGICA DESIGN, 2011)


Cadeira sustentável feita com pneus de bicicletas e madeira reutilizadas de móveis antigos.

Ilustração 34 - Cadeira Sustentável


                                                              Fonte: (REVISTA SUSTENTABILIDADE, 2011)

2.5.1 DESIGN DE PRODUTOS FUNCIONAIS QUE VISAM A SUSTENTABILIDADE


No processo de configuração de produtos industriais, o projetista e o designer industrial devem otimizar as funções de um produto visando satisfazer ás necessidades dos usuários sem comprometer a dos futuros usuários.
Exemplos de alguns desses produtos:
Impressora PrePean ela utiliza de propriedades térmicas para fazer as impressões em folhas plásticas, feitas especialmente para isso. Essas folhas, além de serem à prova d’água, podem ser reutilizadas umas mil vezes! Basta colocá-las novamente na impressora que, por causa da temperatura, a próxima impressão fica no lugar da anterior.


Ilustração 35 - Impressora Sustentável

                                    Fonte: (PLANETA IDEIA, 2011).



É um lounge, uma estação de trabalho e uma bicicleta ergométrica de exercício que também gera eletricidade de fontes renováveis de energia para seus dispositivos, quando você pedala a bicicleta para queimar toda a gordura extra no corpo. O mobiliário multifuncional também foi feito a partir de materiais sustentáveis, como os plásticos reciclados e biodegradáveis.




Ilustração 36 - Lounge
                                    Fonte: (RUBENS BENBASSAT, 2011)

Murakami Chair é uma cadeira de balanço capaz de armazenar a energia do movimento (energia cinética) produzido durante o dia por quem a usa, e depois, reutilizar a mesma para acender a lâmpada OLED que faz parte da estrutura. Este projeto venceu o concurso Green Life, realizado no último verão do hemisfério norte pelo site Designboom.

Ilustração 37 - Cadeira Green Life

                                               Fonte: (CRIA DESIGN, 2011)

Rápido e simples de montar, um exemplo concreto e eficaz de design sustentável. Trata-se do “Compact”, idealizado pelo designer português Pedro Gomez, uma estação de trabalho modular, que pode ser montada de acordo com as exigências de quem a usa.
Completamente realizada em papelão, com algumas partes em polipropileno, “Compact” é dotada de um plano de trabalho.


Ilustração 38 - Compact
                                    Fonte: (CRIA DESIGN, 2011).


 REFERÊNCIAS


ABRIL, Casa (Org.). Sustentabilidade. Disponível em: <CASA ABRIL http://casa.abril.com.br/sustentabilidade/>. Acesso em: 18 jun. 2011.

ABRIL.COM. -: Abril, 28 jun. 2011. Disponível em: <http://www.abril.com.br/noticias/economia/iluminacao-sustentavel-593478.shtml>. Acesso em: 28 jun. 2011.

ATITUDE SUSTENTÁVEL. Elis Jacques (Ed.). Eco.lógica Design: produto sustentável. Disponível em: <http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2011/02/10/eco-logica-design-produtos-sustentaveis/>. Acesso em: 23 maio 2011.

ATITUDE SUSTENTÁVEL. Elis Jacques (Ed.). Ecogeraes mostra como o design pode ser sustentável. Disponível em: <http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2011/03/17/ecogeraes-mostra-como-o-design-pode-ser-sustentavel/>. Acesso em: 23 maio 2011.

ATITUDE SUSTENTÁVEL. Elis Jacques (Ed.). Sustentabilidade: Semana de design de Milão. Disponível em: <http://atitudesustentavel.uol.com.br/blog/2011/03/22/produtos-sustentaveis-na-semana-de-design-de-milao/>. Acesso em: 23 maio 2011

BRASIL, Wwf (Org.). Questões Ambientais. Disponível em: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: 18 jun. 2011.

BRASIL, Wwf (Org.). Questões Ambientais. Disponível em: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/>. Acesso em: 18 jun. 2011.

CAPRA in TRIGUEIRO, 2005, 19. Disponível em: <http://www.sustentabilidade.org.br/antigo/doku.php?id=portug:redesustent:conceitos:conceitos> Acesso em 24 de abril de 2011

CARDOSO, Rafael. Uma introdução a história do design. 3ª São Paulo - Sp: Edgard Blücher Ltda, 2008.
CRIA ARQUITETURA SUSTENTÁVEL. Projetos Sustentáveis. Disponível em: <http://www.criaarquiteturasustentavel.com.br/projeto-sustentavel.html>. Acesso em: 23 de maio de 2011.

CRIA DESIGN (Ed.). "Compact", móvel para escritório modular de Pedro Gomez. Disponível em: <http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/2344/compact-movel-para-escritorio-modular-de-pedro-gomez>. Acesso em: 23 maio 2011.

CRIA DESIGN (Ed.). A cadeira de balanço que gera energia elétrica. Disponível em: <http://www.criadesignblog.pop.com.br/post/1210/a-cadeira-de-balanco-que-gera-energia-eletrica>. Acesso em: 23 maio 2011.

CONSTRUA sua casa de forma sustentável: Casa ecologicamente correta: investimento agora, economia no futuro. Disponível em: <http://bagarai.com.br/construa-sua-casa-de-forma-sustentavel.html>. Acesso em: 28 jun. 2011.

ECO.LÓGICA DESIGN (Ed.). Móveis. Disponível em: <http://www.ecologicadesign.com.br/prod/?p=ep1&eco-pufe&cc=3>. Acesso em: 23 maio 2011.

ECO.LÓGICA DESIGN (Ed.). Quadros. Disponível em: <http://www.ecologicadesign.com.br/cat/?id=2&quadros>. Acesso em: 23 maio 2011.

ECO.LÓGICA DESIGN (Ed.). Vaso. Disponível em: <http://www.ecologicadesign.com.br/prod/?p=VI&vaso-iogo&cc=12>. Acesso em: 23 maio 2011.

ENJOYRIO (Org.). Sustentabilidade. Disponível em: <CASA ABRIL http://casa.abril.com.br/sustentabilidade/>. Acesso em: 18 jun. 2011.

FÁCIL, Reforma (Org.). Criatividade e sustentabilidade em um so produto cadeira tangram. Disponível em: <http://www.reformafacil.com.br/criatividade-e-sustentabilidade-em-um-so-produto-cadeira-tangram#more-11296>. Acesso em: 18 jun. 2011.

GOYATÁ, Clarissa. Iluminação sustentável em projetos. Disponível em: <http://marcoscesarinteriores.com.br/?p=50>. Acesso em: 28 jun. 2011.
ILUMINAÇÃO Natural e Iluminação Artificial em Engenharia Engernharia Civil na Internet . Disponível em: <http://www.engenhariacivil.com/iluminacao-natural-iluminacao-artificial-engenharia>. Acesso em: 28 jun. 2011.

LUGAR CERTO (Org.). Fogão a lenha urbano. Disponível em: <http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/show-room/2011/04/16/interna_showroom,44666/fogao-a-lenha-urbano.shtml>. Acesso em: 23 maio 2011.

LUSOROD. Lina Bo Bardi: Casa de Vidro. Disponívei em: HTTP://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=974626. Acesso em 28 jun. 2011.

MANZINI & VEZZOLI, 2005. Disponível em: <http://www.sustentabilidade.org.br/antigo/doku.php?id=portug:redesustent:conceitos:conceitos> Acesso em 24 de abril de 2011

MARQUES, Rach. Reutilização e aproveitamento de água numa Habitação. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/15564048/Reutilizacao-e-aproveitamento-de-agua-numa-habitacao>. Acesso em: 24 jun. 2011.

MIRANDA, Mauricio (Ed.). Iluminação sustentável. Disponível em: <http://logisticasustentavel.wordpress.com/2011/05/19/iluminacao-sustentavel/>. Acesso em: 28 jun. 2011.

PLANETA IDEIA. Tecnologia e sustentabilidade. Disponível em: <http://planetaideia.com/index.php/category/tecnologia-e-sustentabilidade/>. Acesso em: 23 maio 2011.

PROJETOS de Sustentabilidade Ambiental: Sustentabilidade. A ECP – Engenharia, Consultoria e Planejamento. Disponível em: <http://www.consultoriaambiental.com.br/Projetos-De-Sustentabilidade-Ambiental.asp>. Acesso em: 24 abr. 2011.

REFORMA FÁCIL (Ed.). Design Funcional. Disponível em: <http://www.reformafacil.com.br/design-funcional>. Acesso em: 23 maio 2011.

REVISTA SUSTENTABILIDADE. Alana Rany (Org.). O pneu da bicicleta furou. O que fazer com ele. Disponível em: <http://www.revistasustentabilidade.com.br/blogs/minha-escolha-o-futuro/o-pneu-da-bicicleta-furou.-o-que-fazer-com-ele>. Acesso em: 23 maio 2011.

ROBERTO ORANJE (Brasil). Banco Santander. Edificação Sustentável. Cursos Online: Unidade Temática 2: Concepção. Disponível em: <http://sustentabilidade.bancoreal.com.br/cursos/modulo.aspx?mod=/cursos/Unidades%20Tematicas/index2.swf&ID=127&Curso=1>. Acesso em: 28 jun. 2011.

RUBENS BENBASSAT (Ed.). GO! equipamento multifuncional que gera eletricidade de fontes renováveis. Disponível em: <http://favoritosdaengenharia.blogspot.com/2010/03/go-equipamento-multifuncional-que-gera.html>. Acesso em: 23 maio 2011.

WIKIPÉDIA (Org.). Design de Mobiliário. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_de_mobili%C3%A1rio>. Acesso em: 18 jun. 2011.

WIKIPÉDIA (Org.). História do mobiliário. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_mobili%C3%A1rio>. Acesso em: 18 jun. 2011.

WIKIPÉDIA (Org.). Mobiliário Urbano. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mobili%C3%A1rio_urbano>. Acesso em: 18 jun. 2011.

WIKIPÉDIA (Org.). Mobiliário. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mobili%C3%A1rio>. Acesso em: 18 jun. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário