terça-feira, 28 de junho de 2011

Sustentabilidade Ambiental - 2.2 Novos Materiais e Revestimentos

Selador verniz e stain a base de água
aplicação: proteção para madeira 
descrição: produto sem odor , isento de COVs (compostos orgânicos voláteis) 
diferencial ambiental: substitui os similares convencionais à base de solventes voláteis, não agride a camada de ozônio e garante a boa qualidade interna do ar.

Tinta Colaza Eco-Paint Clarus
aplicação: pintura de paredes e forros. 
descrição: produto ecológico, biodegradável, aquoso, com alto poder de recobrimento e alta durabilidade. 
diferencial ambiental: sua secagem é rápida e livre de COV´s, portanto, não possui os odores desagradáveis das tintas convencionais e garante a boa qualidade do ar interior.

Chapas de gesso Cleaneo
aplicação: forro
descrição: chapas com propriedades acústicas e capacidade de melhorar continuamente a qualidade do ar nos ambientes em que estão instaladas. 
diferencial ambiental: o forro de chapas Cleaneo transforma partículas nocivas e odores em substâncias inofensivas. Acústico, promove a absorção sonora e contribui para o conforto acústico dos ambientes.

Madeiras

Madeira Taxodium ( taxodium distichum )
aplicação: produção de móveis. 
descrição: árvore originária do canadá, produz madeira leve, com boa trabalhabilidade e resistente ao apodrecimento.
diferencial ambiental: madeira de reflorestamento.

Madeira Teca ( tectona grandis )
aplicação: produção de móveis , esquadrias e pisos de qualidade decoração e construção naval .
descrição: árvore nativa das florestas tropicais do sudeste asiático
diferencial ambiental: reflorestamento racional com certificação florestal do FSC, Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council).

Madeira de Demolição
aplicação: produção de móveis, revestimento de piso.
descrição: madeiras nobres de lei, em extinção, provenientes principalmente de elementos de antigas construções, como esquadrias, assoalhos entre outros. 
diferencial ambiental: possibilita o reuso de peças que seriam descartadas, diminuindo a demanda por madeiras novas.

Bambu
aplicação: produção de móveis, construção civil.
descrição: composto basicamente de longas fibras vegetais. É uma planta muito resistente, possível de ser cultivada em solos ruins. 
diferencial ambiental: material altamente renovável que pode substituir o uso da madeira (material e combustível), impedindo o corte indevido de árvores essenciais ao equilíbrio natural.

Madeira Lyptus
aplicação: confecção de móveis, piso para área interna.
descrição: madeira de alta qualidade e grande resistência mecânica produzida em escala comercial. 
diferencial ambiental: madeira totalmente obtida de fontes renováveis, a partir de árvores plantadas, o que assegura um suprimento confiável e ambientalmente sustentável.

Tamburato
aplicação: confecção de móveis. 
descrição: o painel estrutural é composto de duas camadas externas de partículas finas de madeira prensada, e miolo colméia de papel reciclado. 
diferencial ambiental: Com Certificado FSC, o produto é adequado para fabricação de móveis robustos, que exigem espessuras grossas, leveza no peso e excelente desempenho.

Objetos em Madeira de Redescobrimento
aplicação: decoração.
descrição: As irregularidades ou rachaduras constituem a originalidade da peça, devendo-se à escolha de espécies não comerciais nas quais são priorizadas as áreas em que a árvore apresenta desenhos, cores e veios únicos.
diferencial ambiental: A partir do manejo florestal sustentado, em acordo com os princípios ecologicamente corretos, Pedro Petry executa cada peça com resíduos de árvores caídas.

Tecidos e Fibras Sustentáveis

Biofuton
aplicação: decoração.
descrição: é um produto elaborado com enchimento natural de algodão orgânico e látex revestido com tecidos sustentáveis. 
diferencial ambiental: confeccionado com matérias-primas de caráterrenovável o Futon favorece o fluxo de energia corporal e dá uma sustentação especial à sua coluna durante o sono.

Tecido Locomotiva Eco Juta
aplicação: decoração
descrição: tecido composto de 60% algodão e 40% juta 
diferencial ambiental: desenvolvida a partir da fibra da juta, cujo plantio não utiliza fertilizantes ou defensivos. No descarte, a juta se decompõe em 2 anos enquanto o algodão leva 10, e o poliéster pode chegar a 100 anos.

Sedas artesanais
aplicação: confecção de cortinas, almofadas, revestimento de estofados, etc… 
descrição: tecidos artesanais em fio 100% seda. 
diferencial ambiental: produzidos a partir de casulos refugados da indústria e tingidos naturalmente.

Rolinhos e almofadas em fibra de bananeira
aplicação: decoração
descrição: produtos desenvolvidos a partir do uso consciente de fibras naturais diferenciadas
diferencial ambiental: produzidos artesanalmente por uma comunidade do Vale do Ribeira expressam a identidade brasileira.

Manta e puff com fibra de bambu
aplicação: decoração.
descrição: confeccionados manualmente com fios de fibra de bambu e algodão. 
diferencial ambiental: resgata antigas técnicas manuais gerando renda para mais de 100 artesãs.

Toalhas
aplicação: decoração.
descrição: confeccionada com fio de fibra de bambu.
diferencial ambiental: além de ser uma fonte natural e altamente renovável, as fibras de bambu possuem maciez, conforto, excelente absorção e alta concentração de vitamina B, proteínas e agente biobactericida.

Tapete Broinha
aplicação: decoração.
descrição: tapete confeccionado com a tira da rama, apara de malha descartada pela indústria Têxtil. 
diferencial ambiental: os trabalhos são feitos à mão por um grupo de tecelãs no sul de Minas Gerais , mas proposta de Claudia Araújo é reaproveitar inovando no design, sem perder de vista a utilização e manutenção do produto.

Comércio solidário e consumo consciente

Flores do Cerrado
aplicação: peças de decoração. 
descrição: a Cooperativa Flores do Cerrado coleta folhas caídas (não colhidas) que utilizam como matéria prima para sua obra. A folhagem é esqueletizada (um processo que retira a clorofila) e tingida com pigmentos naturais. Um punhado delas, unidas manualmente, compõe flores que são pregadas a painéis de 30 × 30 cm, tramados com sisal e palha. 
diferencial ambiental: comércio solidário.

Papel Artesanal
aplicação: diversas.
descrição: A Moinho Brasil fabrica papéis artesanais através de técnicas orientais aplicadas em aparas industriais e fibras naturais extraídas de resíduos agrícolas. 
diferencial ambiental: qualidade ambiental: A “Ação Moinho Brasil” orienta pequenos agricultores na escolha da cultura, na produção e utilização de resíduos da agricultura regional, aumentando, assim, a possibilidade de ganho em regiões de baixa renda.

Objetos em Pedra Sabão
aplicação: decoração.
descrição: fazem parte do mix de produtos comercializados pelo Instituto Meio dentro dos conceitos do comércio justo.
diferencial ambiental: o objetivo do Instituto é estreitar o relacionamento entre as comunidades e o comércio atacadista. São, principalmente, produtos artesanais com valor agregado, matéria-prima local e uso de técnicas tradicionais e de baixo impacto ambiental.

Quadros com fotos
aplicação: decoração.
descrição: imagens são retratos da paisagem local e foram emolduradas com madeira de demolição recolhida na reforma da Estação Guanabara e passe-partout de papel artesanal. 
diferencial ambiental: incentivo a artista local e uso de material reciclado.

Fonte Cerâmica e objetos
aplicação: decoração.
descrição: peças em cerâmica. 
diferencial ambiental: com Atelier instalado em Sousas, Nil Rocha desenvolve um trabalho em Cerâmica bastante diversificado. Utiliza sempre materiais minerais naturais e esmaltes de sua própria fabricação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário