terça-feira, 28 de junho de 2011

Sustentabilidade Ambiental - 2.4 Mobiliário Sustentável

2.4     Mobiliário Sustentável

Mobiliário é o conjunto de móveis, objetos e equipamentos que suportam o corpo humano (como assentos e camas), servem para estocar objetos ou como apoio para objetos em superficies horizontais. Tem o intento de fornecer a seus habitantes e usuários utilidades específicas que lhes facilitam as atividades cotidianas, como comer, dormir, descansar, ler, entre outras. Também pode ter uma função simbólica ou religiosa. O Design mobiliário significa construção de móveis, ou seja, de projetar móveis planejados e duráveis. Ele tem a função apresentar um estilo diferente de decorar o quarto, embora o nome sugira algo completamente inovador isso não quer dizer que uma decoração moderna precisa ser feita com móveis com designs exacerbados e extravagantes. Esses são sim alguns elementos que podem estar presentes, mas o grande foco é a mistura, a inovação, e o grande apelo para ambientes bem resolvidos e organizados.

O surgimento de classes médias na Europa e nos Estados Unidos, e também de uma certa elite urbana no Brasil, trouxe uma relativa democratização da noção de individualidade, ou seja, uma nova disposição de diferenciar e expressar a identidade de cada um ou do grupo através de opções de leitura, de vestuário, de decoração, enfim, de consumo. (CARDOSO,2008. pg: 62)
Um bom ambiente moderno é pensado antes de ser feito, é interessante pensar como irá ficar sua sala ou quarto antes de sair montando. Além disso, é bem comum que o estilo moderno se misture com o contemporâneo. As funções do móvel dependem do ambiente onde ele será colocado, para fazer um projeto é preciso pensar nas funções do objeto naquele ambiente e qual é o usuário é também sempre importante priorizar projetos de desenvolvimento ergonômicos  e adequar os projetos de Design de Móveis às necessidades do usuário e do mercado, assim o Designer de Móveis deverá ser capaz de elaborar projetos de mobília muito seguros e assim definir  estéticas, funções e estruturas ao mobiliário.
Exemplos de mobiliário sustentáveis:

Ilustração 9 – Cadeira de Pet
Fonte:www.enjoyrio.com.br

Inusitadas, estas são feitas a partir da reutilização de balas de revólveres e talheres.
Ilustração 10 - Cadeira de Balas de Revólveres e Cadeira de Talheres





Fonte: www.enjoyrio.com.br

Ilustração 11 - Cadeira de canudos coloridos e a mesinha de capa de vinil
Fonte:www.enjoyrio.com.br

Este mobiliário já é bem urbano, com reaproveitamento de sinais de trânsito.

Ilustração 12 - Mobiliário de Placas de Trânsito
Fonte:www.enjoyrio.com.br



Existem ainda estudos de mobiliários a partir do bambu, que trazem um clima super natural pra dentro de casa.

Ilustração 13 - Mobiliário de Bambu
Fonte:www.enjoyrio.com.br

O importante é buscar soluções bacanas para sua decoração e sustentáveis sem deixar de existir o conceito do mobiliário.

2.4.1 MÓVEIS PLANEJÁDOS COM SUSTENTABILIDADE


Os móveis planejados que são móveis sob medida agregam funcionalidade ainda contem qualidade e beleza.
O mobiliário antigo era construído geralmente em marcenarias e mesmo assim seguem um alto padrão e design na fabricação, assim a produção própria e exclusiva de moveis torna-se cada vez mais procurada atualmente devido a esta facilidade que existe para tornar um móvel único para o usuário e que seja de qualidade e bom gosto e sempre existindo uma grande variedade de materiais como mogno, marfim, tabaco e afins com seus devidos certificados, ou mesmo a utilização de matérias-primas alternativas na fabricação de móveis planejados.
Com o objetivo de ser uma alternativa ecologicamente correta e acessível à grande massa da população, esta cadeira teve como premissa o aproveitamento da chapa e a redução de cortes para sua fabricação. O corte feito para execução das laterais, automaticamente resulta no corte do assento e do encosto, minimizando o gasto de matéria-prima, os processos de fabricação evitando desperdícios. Seu transporte, estoque e comercialização foram otimizados: todas as peças se encaixam sistematicamente, formando uma chapa.
O material escolhido para a fabricação da cadeira é o OSB, devido à sua atraente aparência, sua capacidade mecânica e ao baixo custo.
 As cadeiras são vendidas em embalagens pequenas, com picote, para que quando a compra for efetuada ele possa ser rasgado e virar uma alça que facilita o transporte. Sua montagem é muito simples; apenas oito parafusos para ela estar pronta.

Ilustração 16 - Produção da Cadeira Tangran
Fonte: (REFORMA FÁCIL, 2011, www.reformafacil.com.br)
Ilustração 17 - Produção da Cadeira Tangran

Fonte: (REFORMA FÁCIL, 2011, www.reformafacil.com.br)

• Eco-design no mobiliário

Como a madeira é o material mais usado no design de móveis, muito se discute o uso de madeira certificada e reflorestada e de outras opções de materiais, como os assentos de PET feitos por cooperativas. O bambu é também uma opção sustentável, pois tem crescimento rápido.
A história do mobiliário desenvolve-se a partir do momento em que o Homem deixa de ser nómade, ou seja, desde o momento em que passa a possuir uma habitação fixa, e acompanha a sua história política, social e artística até à actualidade. Ao longo do tempo, o mobiliário foi evoluindo consoante as necessidades humanas, a capacidade técnica e a sua sensibilidade estética. Deste modo a sua caracterização varia muito de acordo com a região e a época, podendo-se fazer uma divisão por períodos ou estilos que se inserem mais ou menos dentro dos grandes movimentos da história da arte.

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Os modelos de desenvolvimento dos países industrializados devem ser seguidos?

O desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países industrializados. Mesmo porque não seria possível.

Caso as sociedades do Hemisfério Sul copiassem os padrões das sociedades do Norte, a quantidade de combustíveis fósseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes.

Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.

Os crescimentos econômico e populacional das últimas décadas têm sido marcados por disparidades.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário