terça-feira, 28 de junho de 2011

Sustentabilidade Ambiental - 2.3 AMBIENTE


2.3 AMBIENTE

“Para se conseguir um imóvel sustentável é necessário antes de começar a obra fazer um levantamento sobre a área a ser construída, verificar a disponibilidade de água no subsolo, se há vegetação e qual é o tipo de vegetação, onde nasce o sol e como é o clima sendo que se a predominância da temperatura for alta o local deve ser bastante arejado, e se baixa deve ter isolamento térmico” (Mascarin, www.bagarai.com.br)
Uma edificação sustentável começa na sua concepção. É nessa etapa que devem ser planejas ações que promovem intervenções conscientes com a qualidade de vida dos futuros ocupantes, a comunidade, o meio ambiente e com os custos futuros de operação e manutenção.  (ROBERTO ORANJE, 2011, www.santander.com.br)
Alguns pontos devem ser considerados ao se planejar uma edificação.
·         Sustentabilidade do Espaço
·         Racionalização do uso da água
·         Eficiência Energética
·         Qualidade ambiental interna
·         Desenvolvimento Social
·         Sustentabilidade dos Materiais


Tendo como princípio a concepção de um ambiente sustentável, o projeto da Casa de Vidro, realizado por Lina Bo Bardi, preocupa-se com a preservação do ambiente natural que rodeia o local escolhido para implantação do projeto. O caminho que nos leva até a entrada da casa é projetado visando o mínimo desmatamento e segue o contorno de arvores importante que não podem ser derrubadas. Outro aspecto importante é a árvore que foi preservada no interior da casa, criando um ambiente natural interno que dialoga com o exterior através das paredes de vidro. Estas paredes também possui função de iluminar o ambiente com luz natural.


Ilustração 2 - Casa de Vidro
Fonte: LUSOROD,www.skyscrapercity.com



Ilustração 3 - Casa de Vidro: Interior

Fonte: LUSOROD,www.skyscrapercity.com


2.3.1 Iluminação
O termo Iluminação Sustentável se refere a um projeto de iluminação eficiente, sem excessos e capaz de suprir as necessidades da geração atual sem esgotar os recursos para o futuro, enfatizando também a produtividade com menores custos. Para execução de um bom projeto luminotécnico é preciso levar em consideração alguns requisitos importantes que ainda são negligenciados pela maioria dos profissionais.Para uma iluminação sustentável devemos atentar para a escolha de:
·      funcionalidade do ambiente.
·      sensações que você quer que o observador tenha;
·      sistemas de iluminação eficientes (lâmpadas + luminárias);
·      planejamento adequado da luz natural;
·      cálculo luminotécnico da área estudada que orientará para a quantidade e distribuição ideais;
O planejamento da luz natural deve ser feito pelo arquiteto antes de construir a edificação, nem sempre isso é levado em consideração, sendo necessário muito cuidado com a luz artificial para suprir sua falta. Uma dica, segundo Ricardo Cabuz, Phd em iluminação natural, é tratar a casa como uma grande luminária capaz de refletir a luz internamente.Segundo a arquiteta paulista Cristina Amaral não basta somente elaborar grandes vãos em obras, projetando janelas enormes, é preciso haver critérios, já que usado de maneira errada o conceito de iluminação sustentável pode acarretar ofuscamento e até a elevação da temperatura ambiente. "Para obter um projeto sustentável, devemos aliá-lo com a questão luminotécnica, utilizando lambadas do tipo LED, funcionalidade do projeto e adequação ao uso Quando se começa a discutir sustentabilidade é a economia de energia elétrica com iluminação. A razão é simples, além de cara, a energia elétrica é um bem renovável no Brasil, mas que depende do desgaste da natureza para sobreviver .

Ilustração 4 - Iluminação natural


 Fonte: www.engenhariacivil.com

 Por isso confira algumas soluções para otimizar a iluminação:
. Aproveite a iluminação natural do dia para evitar o uso da energia elétrica;
. Adote telhas translúcidas, se o projeto  permitir, isso ajudará a aproveitar a luz do sol durante a operação diária;
. Avalie as áreas  com menos ausência de luz e as que mais necessitam de luz. Com essa informações redesenhe o projeto de iluminação artificial, pensando em evitar desperdícios;
. Observe o comportamento da operação e os horários em que a energia é mais necessária. Remaneje o que for excessivo;
. Procure no mercado sistemas de iluminação econômicos e que não emitem calor no ambiente;




Nenhum comentário:

Postar um comentário